Dicas de preparação

Cartão de visita de Paulo Ferreira Alves

O que não se corrige com Photoshop

Quando fotografamos alguém, é frequente ouvir-se em contexto humorado, “você depois corrige isso com Photoshop”. Mas afinal, será verdade que tudo se corrige com Photoshop?

Em rigor, este software pode efetivamente promover verdadeiros “milagres”. Mas será que se justifica o tempo a consumir na editação de imagens, com o detalhe de uma capa de revista?

Há múltiplas maneiras de, durante a sessão fotográfica, “esconder” características que a pessoa fotografada goste menos de ver em si. E um resultado de qualidade inclui sempre o trabalho de pós-produção, em que todas as imagens são editadas, de maneira a enfatizar as melhores características das imagens recolhidas. No entanto há “detalhes” que, por não ser prático corrigi-los em pós-produção, devem ser observados como preparação para a sessão fotográfica.

Alguns exemplos a considerar:

Pessoas
. Cabelo, maquilhada, unhas, barba: Se vamos perpetuar a sua imagem, não desconsidere os detalhes.
. Caracterização: Descreva ao fotografo o que mais e menos gosta de ver em si.
. Roupa: Qual é o estilo que o/a caracteriza? Evite padrões com riscas ou bolas.
. Relaxe: Venha descontraído/a e se possível, durma bem na noite anterior à sessão.

Imóveis
. Imagem e simplicidade: Arrume o imóvel como se fosse receber convidados especiais e reduza os elementos decorativos. Se não acrescenta valor ao cenário, será elemento de distração e por isso deve ser retirado.
. Ambiente: Se quiser criar uma atmosfera mais personalizada, considere usar adereços tais como fruta numa fruteira, uma garrafa de champanhe num balde de gelo e duas flutes, a lareira acesa, entre outros.
. Caracterização: Descreva ao fotografo as características que valorizam o imóvel.
. Iluminação: Certifique-se que toda a iluminação do imóvel está a funcionar corretamente.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.